Em uma pesquisa realizada pela MailBiz (2020), o e-commerce brasileiro bateu a marca histórica de R$87,4 bilhões em vendas, chegando a um faturamento de 41% a mais em relação ao ano anterior. Esse número se deve ao aumento de 30% na quantidade de pedidos em comparação a 2019, totalizando 193,6 milhões de pedidos em 2020. Outro fator que contribuiu para o crescimento do faturamento foi o aumento do ticket médio. O valor chegou a R$451,72, 8% a mais do que em 2019. Foram 13,16 milhões de novos consumidores, levando a um aumento de 29% em relação a 2019. Com isso, o setor de e-commerce fechou o ano de 2020 com um total de 79,7 milhões de clientes.
Outra pesquisa realizada pela NeoTrust apontou que na análise do perfil dos compradores, é possível perceber que as mulheres são as que mais compram online, sendo responsáveis por 57,3% dos pedidos. Já os homens ficaram com 42,7%. Na divisão por faixa etária, a idade média dos consumidores foi de 37 anos. Os principais grupos de consumidores por idade foram os de 36 a 50 anos, que representaram 33,6% do total de pedidos feitos, e o grupo de 26 a 35 anos, com 33,2%, aponta o relatório feito pela NeoTrust.
O primeiro trimestre de 2021 foi de crescimento nas compras online em todo o país. O impulsionamento se deu pelas promoções no início do ano, a Semana do Consumidor, realizada em março, e as novas restrições por conta da segunda onda da pandemia, de acordo com a NeoTrust.
Só nos três primeiros meses do ano, foram 78,5 milhões de compras online, um crescimento de 57,4% em comparação com o primeiro trimestre de 2020. Foram mais de R$35,2 bilhões gerados entre janeiro e março, um aumento de 72,2% na comparação com o mesmo período do ano anterior.